quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Capitão Gancho,,,crítica de cinema...por Eva

Por Eva - em seu blog

















O Capitão Gancho não cobiça Wendy.
Ele é avesso de Peter. É um homem triste.
Ele é espelho de Pan. É também só.
Conversando com Wendy, Gancho diz: ¿Peter não pode amar¿. Isto é parte da sua charada. Por quê? Porque os meninos perdidos são meninos abandonados pelos pais, perdidos nas ruas e que nunca mais encontram o caminho de casa. Como acreditar no amor, quando não se foi amado na infância?
Quando se foi rejeitado pela amada ninfa...
Os meninos perdidos, ao contrário de Wendy e seus irmãos, não conhecem o amor. Quando ela chega cheia de histórias para contar, histórias de amor, de aventuras, de finais felizes, conquista os meninos, aquecendo-lhes os corações. Assim, todos descobrem que é preciso voltar para casa e crescer.

Quando Wendy fala com Peter sobre isso, ele pergunta:
- Se eu voltar, vou ter que ir à escola, trabalhar num escritório, casar-me e ter filhos?
Ao que ela responde afirmativamente.
Ele não suporta essa idéia!

Sei bem o que isso significa.
Crescer é pesado.
Ter contas para pagar impede que voemos. Tem horas em que nem as amigas fadas enviando pós de fada em e-mails podem nos fazer voar. A realidade nos ata ao solo.

***

Wendy percebe que terá de abrir mão de sua história, do amor de seus pais e do percurso de sua própria vida para viver na Terra do Nunca. O esquecimento dos pais nas mentes de seus irmãos a assusta. Tal como na História sem fim (o livro de Michael Ende), quanto mais os personagens se embrenham no mundo de Fantasia, menos conseguem se lembrar da realidade do mundo dos adultos.
Ficar em Fantasia ou na Terra do Nunca é uma questão de desejo. Voltar para casa também.

***

Gancho discute a questão crescer-ou-não-crescer com Peter e lhe diz, como quem descobriu um grande segredo, que querer ser menino para sempre é a sua maior mentira.
Mentira ou não, reside em Peter uma nostalgia do que não foi vivido, da opção que ele não fez, traduzida na frase final:

¿Viver seria uma incrível aventura!¿

http://www.laslobas.blogger.com.br/2004_02_01_archive.html
.

Nenhum comentário: